quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ENCONTRO DOS POVOS GUARANI DA AMÉRICA DO SUL

Durante os dias 20,21,22,23 e 24 de outubro próximos, acontecerá o Encontro dos Povos Guarani da América do Sul . Além dos Guarani brasileiros, cujo tronco linguístico possui nove famílias, está confirmada a presença de Guarani da Bolívia, do Paraguai e do Uruguai. A reunião dos Guarani acontecerá na aldeia Guira Roka, Guarani- Kaiowá, distante 30 Km de Dourados, no Mato Grosso.
10 ministros da cultura integrantes do Foro Mercosul-Cultural apoiam o encontro. Além destes, o encontro conta também com o apoio da UNESCO, do MERCOSUL CULTURAL e da OEA.
A Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil também apoia o evento. É parte de sua responsabilidade institucional que inclui , ainda, os movimento de afrodescendentes, ciganos, artistas, LGBT, mulheres e jovens.
Importante destacar, além da manutenção de suas tradições e rituais, o movimento de descolonização dos Guarani bolivianos. Trata-se de descolonização da linguagem e da vida cotidiana, incluíndo o modo de viver, comer, sagrar e amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário