quarta-feira, 9 de setembro de 2009

QUARTA MOSTRA DE TEATRO DA PERIFERIA

Entre os dias 3 e 6 de setembro, o Centro Pastoral Área Missionária Monte das Oliveiras realizou a Quarta Mostra de Teatro da Periferia, em Manaus.
Vários grupos da periferia de Manaus participaram do evento. Todos vinculados aos trabalhos de base das pastorais católicas.
Segundo o coordenador, teatrológo Iran Lamego, muito embora estes grupos sejam vinculados à Igreja católica, ele não vê nenhuma contradição entre uma arte que nasceu de um ritual profano-pagão com o conteúdo evangelizador da tradição judaíco-cristã. Mesmo que Pe. José de Anchieta tenha usado a tradição do teatro grego para destruir a cultura dos Tupi e convertê-los ao catolicismo, Iran Lamego acredita que o objetivo agora é libertador, como mostra o conteúdo das peças.
Este conteúdo, ressalta Iran, mesmo trazendo uma perspectiva moralista do catolicismo, trás temas como os conflitos juvenis, o lixo, a Elevação do Amazonas à categoria de província, viagem alucinada e a relação entre homossexuais e pedofilia na perspectiva católica.
Este blog paraneniza as Pastorais Católicas pela iniciativa. Acreditamos que o conteúdo do evento ainda não incorporou os conflitos de classe e de raça na Amazônia. Ainda tem dificuldades de abordar temas caros ao catolicismo como o homossexualismo dos padres e a pedofilia de muitos bispos e arcebispos pelo mundo inteiro. O dedo ainda aponta para o erro dos outros , mas é uma avanço em termos de deslocamento do debate artístico da centro aristocrático, coronelista e colonizador, para a periferia miserável e doente de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário