quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SAGA MUNDURUKU NA TV UFAM

Ontem, 9 de fevereiro, a TV fechada da Universidade Federal do Amazonas começou a exibir a peça teatral Saga Munduruku. Esta peça, escrita por mim, dirigida por Luiz Vitalli e encenada pelo grupo Pombal, é mais uma experiência estética do teatro do indígena na cidade e no presente, fundindo duas formas de arte cênica: o ritual indígena universal e o teatro grego universal.
A gravação foi feita em 2007, em São Bernardo do Campo, no encerramento da excursão financiada com o dinheiro do Prêmio Myriam Muniz , do Ministério da Cultura, com o qual fomos contemplados.
O fundamental neste teatro é o rompimento com uma tradição que vem de Pe. José de Anchieta. A fórmula do Jesuíta era forma teatral grega associada a uma temática do indígena na floresta e no passado. Isto veio até o século XX, passando por séculos e autores como José de Alencar, Mário de Andrade, Darcy Ribeiro e outros.
O final do século XX marcou a divisão territorial dos povos indígenas brasileiros, com 50% morando na floresta e 50% morando nos arrabaldes das cidades. Nosso teatro expressa não apenas a manutenção das identidades dentro das cidades , mas a relação com a diversidade cultural nos grandes centros urbanos.
Agradecemos ao professor Gilmar , diretor geral da TV , e a própria reitora , Professora Márcia Perales, que descubriu o véu da censura sobre nosso teatro. Em nome de todos, nosso muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário