terça-feira, 2 de março de 2010

BU' Ú - UM ARTISTA DO ALTO RIO NEGRO

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO
O trabalho deste indígena brasileiro do Amazonas é mostrar e divulgar a cultura Amazônica, especialmente a cultura dos povos indígenas do Alto Rio Negro. Seu objetivo é levar ao conhecimento do público valores culturais ainda pouco difundidos.
Ele já realizou apresentações na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, na Casa de Cultura do Município de Itaguaí e no Museu do Índio, onde ministrou oficina de dança, artesanato, arte em técnica marchetaria, palestras e apresentações de cantos e danças indígenas.
Bu’ú Tukano – O nome Bu’ú é o peixe “tucunaré” e significa pessoa de vida curta e brava. Nascido na aldeia Kayra, no Rio Tiquié, município de São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, Estado do Amazonas, sendo filho de pai Tukano e mãe Tuyuka.
É um dos fundadores e assessor da Associação de Artes Indígenas Poterikharã Numiã. Também é artista plástico formado na Escola de Artes do IDC, em 2007, tornando-se o primeiro indígena Tukano artista plástico da Amazônia em técnica-marchetaria, tendo a oportunidade de mostrar através da arte o rico mundo de traços simbólicos dos povos indígenas.
Os Tukanos são um dos povos mais numerosos da família Tukano Oriental, com aproximadamente 4.600 pessoas. Boa parte, vive na bacia do Rio Waupés, principal afluente do Rio Negro, situado na região de fronteira do Brasil e Colômbia, ao noroeste da Amazônia.
Os Tukanos casam-se com mulheres de outras etnias, em função desta regra, falam diversos dialetos indígenas. Desse modo, possuem cunhados Tuyuka, Piratapuya, Tariano, Barasana e outros, por exemplo. Vivem da agricultura, pesca e caça. Sua alimentação é à base da mandioca (alimento mais consumido), goma, farinha, beiju, mingau, quinhapira, manicuera e outros.
Bu’ú Tukano realiza suas apresentações de forma harmoniosa e sincronizada, apresentando as danças tradicionais de seu povo com dinâmicas, onde ele conta as historias sobre as danças realizadas Sua mostra representa não só a cultura dos povos do Amazonas, como também um registro da origem e formação do povo brasileiro.

Apresentação das danças ritualísticas:
Dança de bu’apï (dança da cutia) com dramatização dos movimentos rituais;
Fala e canto com tom tradicional, ao mesmo tempo, tocando o instrumento paxiuba com som cerimonial.
Dança do mawaku com dramatização do momento de oferenda da fartura dos alimentos.
Ritual de dança Kapiwayá com tubo de ritmos, dança na qual os mais velhos são protagonistas, mostrando a dança tradicional ou repassando aos mais novos.
Dançando e tocando com assopro, o japurutu, um instrumento que somente os homens adultos e também quem já passou da adolescência para jovem, podem tocar e participar da cerimônia.
Dança do maraka com canto tukano


Após a apresentação estarão abertos à perguntas e sessão de fotos.
Contato pelo e-mail:
buudahse@gmail.com / buu.kennedy@myspace.com
ou pelo (11) 64542657 / (11) 4338-1936
O importante é divulgar a riqueza cultural dos povos do Amazonas.

2 comentários:

  1. Prezado amigo mestre e amigo José Ribamar Mitoso??
    Fico grato pela postagem do meu trabalho no seu blog.
    Atualmente me enocntro em São Paulo,onde resido com um dos fundadores da instituição onde desenvolvo um trabalho junto a Associação Comunitária Monte Azul, essa intituição tem aproximadamente 30 anos de fundação e atua em várias areas de educação, saúde relacionado a trabalhos social, desenvolve também um trabalho de voluntáriado internacional que envolve jovem da Europa, Asia e até Oriente.
    Bu'ú Ye'pamahsã

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa e coragem do projeto! (somente os puros sabem levar com leveza da alma,o verdadeiro significado do ser humano)
    A vc. Bu'ú toda felicidade do mundo e na sua ansia em querer ser e fazer o bem, Yanderu, sempre vai estar do seu lado.
    abs. do Amigo Zeka.

    ResponderExcluir