quarta-feira, 19 de maio de 2010

LOUCOS OU ROUCOS?

Começa hoje, 19 de maio, a Conferência Estadual de Saúde Mental. Nos moldes das Conferências de Cultura, Comunicação, Educação, Economia Solidária, Cidades e outras, esta conferência envolve municípios , Estados e a União em um sistema participativo de consulta popular, marca distintiva do governo Lula.
Tendo sido o delegado mais votado do Amazonas para a Conferência Nacional de Cultura, tive a honra de ser convidado pela organização do encontro para ser um dos palestrantes do evento. Minha palestra será do último dia, dia 21, e terá como tema Loucura e Diversidade Cultural.
Sou formado e pós-graduado em Filosofia, mas quem falará será o escritor. Nada de muitas teorizações, mas muito de experiência.
Abordarei os seguintes aspectos:
1. Loucos e Roucos, onde tratarei da loucura como um problema de ponto de vista, de local do observador e de linguagem do poder;
2. Relação ciência e religião na Terapia de Vidas Passadas, mostrando os riscos desta mistura;
3. Psicanalistas como produtores de loucos, mostrando a inversão ética de valores no cotidiano dos psicanalistas.
Tudo pelo ponto de vista do escritor. Nada que ofenda a moral e os bons costumes. Mas apenas o que já senti na pele, isto é: na minha sensibilidade existencial!

2 comentários:

  1. qualquer um pode ir e participar? onde posso me inscrever? até loguinho mestre!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza sua contribuição para o evento será um diferencial positivo. Filosoficamente "loucura" não passa de genialidade incompreendida.É preciso uma nova postura, um novo olhar, outra compreensão. Sua participação com certeza vai alargar discussões.Na realidade, tem muita loucura prá ser debatida, como por exemplo a insanidade dos homens que destroem o meio-ambiente.
    Jó Farah

    ResponderExcluir