segunda-feira, 12 de julho de 2010

A BOLÍVIA E A NOVA CONCEPÇÃO DE FEIRA DE LIVRO!

Nos próximos dias 18 e 19 de agosto, acontecerá a Feira Internacional do Livro de La Paz, na Bolívia. O país homenageado será o Brasil e sua literatura, incluíndo HQ. O endereço para contato será o site www.camaralibrolapaz.org.bo/ feriadellibro.
Diferente da maioria das feiras de livro, voltadas para o lado comercial da lei da oferta e da procura, muita vezes disfarçado por debates e entrevistas com "celebridades " do mercado,esta terá um caráter cultural, humanitário e participativo. Na Feira de La Paz, o lado comercial capitalista não existirá. As editoras estão sendo convidadas ( e convocadas) a usarem o espaço para divulgação e não para comercialização do livro como mercadoria.
As empresas editoriais, em vez de usar a rede pública de ensino para vender livros a uma população faminta, desta vez poderão mostrar seu lado "humano" e "cultural" e doar os livros. Cada empresa poderá fazer a doação, com nota fiscal, através do site acima citado. Ao final, os livros serão doados para o centro cultural Brasil-Bolívia e beneficiará estudantes brasíleiros lá radicalizados.
Este exemplo deveria ser seguido pelos empresários brasileiros do livro. No Brsil,este é um segmento que não pode se queixar de instabilidade. Duas vezes por ano, tanto a rede pública, como a rede privada de ensino solicitam livros para os pais ou para as Secretarias de Educação comprarem.As Feiras são para desencalhar estoque. Por isso, não são tão fundamentais para a saúde financeira da empresa.
As feiras deveriam ser encontros para criar bibliotecas públicas com doações. Mobilizações populares para fortalecer as escolas e aparelhá-las. Nunca local de especulação e venda de mercadoria.
Salve La Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário