domingo, 17 de abril de 2011

LEMBRANÇAS E CIDADES - A TV UFAM E A MINHA PRÉ-HISTÓRIA

A TV UFAM vem sendo um fator diferencial na difusão da cultura revolucionária no Amazonas.
A cultura arrogante e excludente das elites , a cultura fútil e banal da classe média e a cultura popularesca e alienante do "povão" já possuem seus espaços garantidos na mídia burguesa. Mas a cultura popular revolucionária, de tomada de consciência classista e civilizatória, esta ainda apavora a mídia forjada na ditadura militar.
Por isso, repito, a TV UFAM vem sendo um fator diferencial para divulgar a cultura "proibida" , a cultura que comove, inflama e faz rir os trabalhadores, os estudantes, os intelectuais e outros setores compremetidos com o socialismo.
Na próxima segunda-feira, às 10 horas, no Canal fechado 7 ou 27, o programa Lembranças e Cidades, dirigido pelo competente filósofo Max Caracol, faz mais uma das suas: A TV UFAM divulga minha pré-história dos 0 aos 18 anos, e o faz como parte deste instigante universo do proibido. O programa será repetido na terça-feira,17 horas,na quarta-feira,19 horas,na quinta-feira,20 horas, na sexta-feira,17 horas, no sábado, 19 horas e no domingo 12 horas.
Segundo o Max, a Memória é coletiva e , portanto, arbitrária. A Lembrança é individual e, portanto,revela coisas que a arbitrariedade do consenso marqueteiro divulgado se esforça em excluir.
Falarei da minha infância, da minha adolescência, até o início da minha vida de escritor e acadêmico. Em um relato emocionado, tratarei de como cresci à beira dos Igarapés do Mindu e do São Raimundo. Como, nestes lugares, aprendi, vivendo, a mitologia da Boiuna, do Matinta-Pereira, do Mapinguari, do Curupira, da Iara. Relatarei como a industrialização capitalista de Manaus,nos anos 70, destruiu os lugares-referências da minha geração que nasceu nos anos 60. Relembrarei minha carreira amadora de jogador de futebol do Rio Negro e da seleção amazonense.Citarei meus primeiros mestres, que me ensinaram o marxismo e a literatura.Enfim... minha pré-história, com direito a álbum de família, com o papa, a mama, a babá...
Agradeço a TV UFAM, a sua diretoria, ao Gilmar, e, em especial, ao escritor e filósofo Max Caracol. A Universidade Pública , de fato, está mostrando ser universal, isto é: plural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário