quarta-feira, 11 de maio de 2011

A CUT E A CULTURA : CENTRAL PROMOVE CURSO SOBRE A NOVA LEI DA CULTURA PARA OS TRABALHADORES

A Central Única dos Trabalhadores - CUT -,em sua atuação no Amazonas, tem sido um importante instrumento de organização e conscientização da classe trabalhadora. Sua presença no Estado do Amazonas, que abriga o maior parque industrial da Amazônia continental, tem um significado que vai além da luta por cidadania e pelos direitos trabalhistas. Sua existência tem uma marca simbólica, que se traduz na exigência de respeito ao modo de viver,de refletir e de se expressar culturalmente do proletariado urbano e rural.
Isto, concretamente, significa o seguinte: a CUT,muito além das suas funções sindicais, tem sido um instrumento de promoção da cidadania. Na sua função de Central Cidadã, tem ajudando na organização e no fortalecimento dos movimentos sociais, especialmente os movimentos comunitários,ambientais,populares e culturais.
Há mais de uma década, em se tratando de Amazonas,por exemplo, esta central vem apoiando o desenvolvimento cultural do Estado. Através de projetos financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador -FAT, a CUT vem financiando projetos de inclusão social pela cultura, tanto para geração de emprego e renda, como para qualificação profissional.Do artesanato popular à inclusão digital, do teatro à dança,além de outros setores, a CUT tem colaborado para qualificar e promover a inclusão social dos trabalhadores pela cultura.
Seguindo esta tradição progressista, a CUT-AM irá promover um curso sobre a nova lei federal da cultura. Este curso, destinado aos trabalhadores, terá,basicamente,dois objetivos:o primeiro é preparar a classe trabalhadora para utilizar a nova lei a seu favor. O segundo é qualificar trabalhadores da cultura,incluíndo bibliotecários,museólogos,folcloristas, artesãos e outros profissionais para gerar emprego e renda.
O curso está previsto para os dias 17 e 18 de junho e , inicialmente,marcado para o auditório do Sindicato dos Metalúrgicos.
Os empresários, através de um bom trabalho do SEBRAE-AM,já promovem cursos para qualificar seus quadros e aperfeiçoar seus projetos culturais.Há um crescimento da indústria cultural no Amazonas e este segmento já emprega um bom percentual de trabalhadoes em lojas de discos,livrarias, restaurantes,centros culturais e instituições como o SESC,o SENAC e outras.
A CUT-AM, com este curso,passará também a agir sobre o mundo da cultura.Seja para qualificar trabalhadores e sindicatos para utilizar a nova lei a seu favor,seja para qualificar trabalhaores para este novo setor industrial, a CUT-AM quer continuar gerando emprego e renda e provomovendo a cultura dos trabalhadores.
O Curso é aberto e em breve abrirá inscrições para todos os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário