terça-feira, 2 de agosto de 2011

AMOR E MALÁRIA- MOTIVOS DA AUSÊNCIA

Há vinte dias que acompanho o tratamento médico-hospitalar da minha companheira: Albermar Lindalva Damasceno Polares.Primeiro detectaram suspeita de dengue e assim a trataram. Depois de uma semana, tempo demais para um bom tratamento, detectaram a malária.Aparentemente fraca:vivax, duas cruzes. ++
Mas a malária é um mistério. É mais que uma canção maligna, como no livro do Aldísio Filgueiras, ou mais que um simples mosquito protetor da floresta ,como na canção de Armandinho de Paula.
É mais que uma canção maligna pois pega em uns e não em outros. Depende da saúde hepática de cada um e da relação com a floresta. Envolve hora certa para sair de casa, protejer-se com tela e não abrir mão de respirar ar puro e ter contato permanente com a fotossíntese e com a clorofila. É uma opção de vida. Melhor que respirar fuligem e dióxido e melhor que encarar a dengue no centro imundo e fétido do centro de Manaus.
É mais que um mosquito protetor da floresta pois sua maior vítima são os trabalhadores e os habitantes de áreas rurais. O Mosquito não pica madeireiro,não pica dono de mineradora,não pica dono de serraria. Esta gente não mora na mata,não sabe a dor e a delícia de ser o que é.
Então nem canção malígna,nem canção épica. O mosquito é apenas um veículo. E um mosquito, evidentemente.
Mas para as comunidades ayuasqueiras , como Santo Daime,União do Vegetal e a Barquinha, sua função é outra. Não pertenço a nenhuma destas tradições, sou um escritor,um professor e só. Mas moro na rua de duas destas tradições e sei que eles entendem a malária tambem como uma forma de tratamento mental, ajuste psicológico. A sensação corporal da doença leva a uma reflexão sobre a relação do ser com a natureza e com a sociedade. É uma forma de ajustar seu estar no mundo.
Meu amor,e ela sabe que esta declaração é sincera, está muito doente,muito debilitada.Mas vai sair dessa malária mais forte,mais firme ,mais decidida. Minha aluna de Liteartura Universal no curso de Letras da UFAM é hoje minha companheira , mesmo morando em casas separadas.
Saúde guerreira, além dos seus dois filhos , agora você tem umanetinha de cinco meses. E a Letícia bárbara é barbara.
Tem também seu amor, que está do seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário