domingo, 14 de agosto de 2011

JAVIER DEL GRANADO: POETA BOLIVIANO É PARTE DA HISTÓRIA DE SEU PAÍS




Embora poucos conheçam sobre a literatura da Bolívia, existem figuras representativas desse meio artístico.


Como Javier del Granado y Granado (27/02/13—15/05/96) foi um poeta laureado e filho predileto da Bolívia.


Nascido em uma família aristocrata de rica linhagem literária, ele passou a maior parte de sua juventude na fazenda colonial da família perto de Arani, no departamento de Cochabamba, Colpa-Ciacu, um patrimônio do século XVI e que outrora serviu de convento.



Suas obras foram em muito influenciadas pelo seu contato com a natureza e a vida tranqüila no interior, combinando ambientação épica e crônica histórica com temas rurais e indígenas e o uso, além do espanhol, de idiomas indígenas, principalmente o Quechua (a língua dos incas).



Seu vasto trabalho literário, de inspiração nativa, com cultivo de formas métricas tradicionais, como o soneto e a balada, já foi comparado à obra do notável acadêmico das letras mexicano, Alfonso Reyes.


O poeta-mestre boliviano alcançou amplo reconhecimento, e recebeu grande número de prêmios nacionais e internacionais no decorrer de uma carreira que ultrapassou meio século.



Seu falecimento foi marcado por três dias de luto nacional, e seu cortejo fúnebre foi uma solenidade de estado. Em sua memória, a Bolívia consagrou duas avenidas e uma praça, ergueu um monumento, além de lançar um selo comemorativo em sua homenagem.

( Fonte: Bolívia Cultural )

Nenhum comentário:

Postar um comentário