quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SAÚDE, POETA LUIZ BACELLAR!

O poeta Luiz Franco de Sá Bacellar está doente, sofreu cirúrgia e já se recupera. Passou dos oitentanos com elegência e saúde. Isto foi só um acidente de percurso.
Quando nasci, a geração madrugada já estava na faixa dos 40 anos. Foi a geração que , a partir de 1954, implantou, simultaneamente, as estéticas das três gerações modernistas brasileiras.
A primeira geração , a do retorno 'a literatura oral das civilizações indígenas, com Cobra-Norato, Macunaíma e Martin-Cererê. A segunda geração, dita neorealista ou de resgate do realismo contra a fabulação da primeira geração. E a terceira geração modernista, com o chamado regionalismo universalista, de Guimarães Rosa.
Todas três gerações encontraram eco na estética do clube.
Bacellar pertence a este movimento artístico da Amazônia brasileira.
Esta geração publicou meus três primeiros livros, nos anos 90, ainda na lira dos meus 30 anos.( Estou com 48 anos- cronologia para biógrafos).
Meus prêmios nacionais de teatro,de dramaturgia, com a estética do ritual indígena na cidade e no presente, junto com o grupo Pombal Artes, nasceu estudando e ultrapassando a geração Madrugada.
Bacellar tematizou coisas sérias. Minha geração ainda carece disso. Só tematiza o bar e o sexo banal, .Ri dos pobres e morre de medo dos ricos, dos opressores, da classe dominante, enfim.
Que viva o Paulo Mamulengo. Seu trabalho de conclusão de bacharelado em Filosofia é uma crítica ao cômico dominante, que só ri de preto, indígena, pobre , prostituta(pobre) e homossexual (pobre).
Saúde, Bacellar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário