sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O VI FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO SERÁ EM COBIJA/BOLÍVIA, EM 2012

(RECEBIDO DA CIRANDA INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO COMPARTILHADA)
( Saúdo o autor/autora do texto, mas o email chegou sem autoria individual.Chegou como matéria da CIRANDA)

Fui um dos cinco coordenadores do IV Fórum Social Pan-Amazônico, em Manaus , no ano de 2005. Participei como então presidente do Sindicato dos Escritores do Amazonas e Conselheiro Municipal eleito para a cadeira de Literatura. Foi neste Fórum que militantes culturais da Pan-Amazônia começaram a organizar-se em rede e quando também montei este blog experimental.
No V Fórum Social Pan-Amazônico, Santarém/2010, participei como dramaturgo, apresentando o espetáculo Cunhã, junto com o grupo de atores do Pombal e com o diretor Luiz Vitalli.
Sempre participei deste movimento seja como escritor, seja como militante cultural e para ele levei entidades como a Ordem dos Músicos, a Federação de Teatro, a Associação de Artistas Plásticos,a solidária Associação de Escritores do Amazonas, então presidida por Gaetano Antonaccio, entre outras.
Agora, recebo ,com alegria, email da coordenação do Fórum Social Mundial e da Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada informando que nossa próxima sede será na cidade boliviana de Cobija, no ano de 2012.
Será na Bolívia, assim, a próxima reunião Pan-Amazônica contra a cobiça internacional, contra o lucro fácil, contra o poder econômico sádico e insidioso, contra os grupos monopolistas do poder, do dinheiro e da verdade, contra seus arautos , contra o pensamento único neoliberal. Será a afirmação, em uma nova conjuntura, de um projeto democrático, plural, repartidor das riquezas,incentivador das culturas populares emergentes, especialmente da arte transgressora e revolucionária. Lá é o lugar de tod@s Pan-Amazônic@s de consciencia responsável, mas rebeldes, inssurretos, incorrigíveis.

-


A última reunião do Conselho Internacional (CI) do Fórum Social Pan-amazônico (FSPA), realizada no dia 30.11.2010 em Santarém/Brasil, apontou dois países candidatos a sediar o VI FSPA, Bolívia e Peru. Naquele momento ficou acordado que cada país apresentaria uma proposta com informações que ajudariam na definição do local. Porém, o envolvimento nas eleições presidenciais, entre outras questões, impediu que as(os) companheiras(os) peruanas(os) preparassem e encaminhassem esse documento ao Comitê de Articulação/FSPA. Assim, no dia 26.02.11 foram apresentadas duas cidades bolivianas candidatas a sediar o VI FSPA, Trinidad e Cobija.

Uma reunião realizada no dia 19.03.11, na cidade de Guyaramerin/Bolívia, com a participação de representantes do Comitê de Articulação e dos Comitês Locais de Cobija e Trinidad, remeteu ao Comitê de Articulação/FSPA a tarefa de definir a cidade sede do fórum de 2012.
O VI FSPA será na cidade de Cobija/Bolívia, em 2012
No dia 29.03.11 o Comitê de Articulação reuniu-se e, pautado nos documentos apresentados por ambos os Comitês Locais, além do relato de participantes da reunião de Guyaramerin, avaliou que, considerando a infra-estrutura, mobilização das organizações e movimentos sociais, e articulação com os governos, ambas as cidades possuíam condições de receber o VI FSPA. A definição então se baseou na localização geográfica, e no impacto imediato do IIRSA, especialmente no que se refere a construção de grandes hidrelétricas. Dessa forma, a cidade de Cobija foi definida como sede do próximo FSPA.

Ainda atendendo a deliberação da reunião de Guayaramerin, que indicou que a próxima reunião do CI/FSPA será na cidade que não sediará o VI FSPA (considerando as duas que se propuseram), o Comitê de Articulação definiu que no mês de novembro de 2011 ocorrerá uma reunião ampliada do Comitê Internacional do FSPA na cidade de Trinidad, onde se discutirão os aspectos metodológicos, eixos, e temas do VI FSPA.

Companheiras(os), esse é somente o começo de mais uma etapa de nossa viagem rumo a UMA OUTRA PAN-AMAZÔNIA e a UM OUTRO MUNDO, livres da opressão, injustiça e desigualdades que o sistema capitalista nos impõem.

VIVA A PAN-AMAZÔNIA LIVRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário