terça-feira, 8 de maio de 2012

BIENAL: O MERCADO NÃO RESPEITA NARRADORES INDÍGENAS! ( A CARTA DO NARRADOR INDÍGENA ISMAEL TARIANO)




Nesta semana, em um de seus cadernos, o jornal A Crítica publicou a opinião "ontológica" do professor Alysson Leão sobre a identidade literária amazonense. Ele citou, elogiou e referendou , com opinião gabaritada, a literatura de Euclides da Cunha como modelo do "amazônico" em literatura. Se tivesse optado por uma leitura "histórica", veria que as fases " naturalista" , "realista" e "pré-modernista" de Euclides representam, ainda, uma transplantação quase mimética do modelo europeu-ibérico de escrever. Euclides tematizou a Amazônia. Mas com forma, linguagem e sintaxe colonial. A identidade "amazônica" da literatura brasileira começa com Lendas em Nheengatu e Português , de Brandão de Amorim, Macunaíma , de Mário de Andrade, e Cobra Norato , de Raul Boop. Jorge Tufic, em "Existe uma literatura amazonense ? ", de 1982, mostrou que a " a linguagem analógica, mágica, as metáforas vegetais e aquosas, as metamorfoses, antropoformizações e zooformizações , entre outras características originárias da literatura oral, diferenciam o Amazônico do europeu em linguagem literária. Não basta tematizá-la. O Amazônico está na forma e na linguagem. Não no conteúdo. ".

José Ribamar Mitoso
Escritor, dramaturgo, professor da UFAM

OBS:
Além de seu caráter mercadológico, esta Feira do Livro ainda por cima, é racista e colonial.
Esquece que não há melhor escola de narradores no Amazonas do que a do povo Tariano. Entre eles, narrar é uma função social. Quem não está apto para narrar, vai plantar , pescar, sagrar, curar etc.
Recebi do narrador indígena Ismael Tariano este comentário ao post que fiz sobre a POLIENAL,  a "bienal" dos escritores da sociedade civil, como os rebeldes, os cordelistas, os fanzineiros e também os narradores os indígenas.

CARTA DE ISMAEL TARIANO

Companheiro Ribamar não sei como agradeçer suas lindas escritas aproveitamos bastantes ler com meus amigos professores. gostamos muitos, importantes buscar o sentido certo de democracia sem inventar gostamos sua colocação. essa eh! vamos para frente.


seu amigo

ISMAEL TARIANO

Um comentário: