terça-feira, 15 de maio de 2012

MORRE CARLOS FUENTES: O ESCRITOR DA IDENTIDADE MESTIÇA MEXICANA





 Carlos, querido, não acredito em alma e sei que você não lerá este réquiem.
 Pero, porém, você deve ter tido escritores que o influenciaram e os guardou com carinho na sua memória emocional. Sabe o que isto significa e certamente prestou homenagem póstuma para alguns deles.
Entonces, quer dizer, então,  que esta homenagem sem receptor chegue até o fluxo cósmico de luz para o qual você retornou. É minha forma de expressar a emoção que sinto com a perda de uma das minhas influências mais decisivas.
Simples: Depois de crescer como caboco em Manaus e ir morar no Rio de Janeiro, no retorno para minha cidade,  já havia perdido quase todas as referências infantis, destruídas pela industrialização.
Foi então que li seu livro EU E OS OUTROS. Nele, você, que não nasceu no México, e não falava espanhol , ao retornar a pátria de sua família começou o caminho de volta  para recuperar sua identidade mexicana.
Este seu roteiro de volta me marcou. A mim e a minha literatura.
Sei que amanhã muitos "literatos",  acostumados a reiterar o que o  mercado aprovou , farão apologia de sua obra, mesmo sem conhecê-la ou conhecendo-a superficialmente.
Conheço alguns destes que são capazes de perseguir e até matar colegas que preferem outros circuitos de circulação, que não o da indústria editorial  e da superficialidade dos factóides.
Estes não entenderam você e são idiotas , gigolôs da literatura.
Esta homenagem é sincera.
Nos encontraremos um dia, nem que seja na memória coletiva! 

3 comentários:

  1. BELO TEXTO,
    PRECISO DO SEU ENDEREÇO PARA ENVIAR-LHE MEU NOVO LIVRO...

    ResponderExcluir
  2. Rogel, estou com um novo ebook de contos pronto. Gostaria da sua apreciação antes de colocá=lo na editora virtual do movimento de autores independente. Posso enviá-lo ´para seu email?
    Meu enderço é o da Universidade Fedral do Amazonas- Departamento de Direito Público. O mesmo para qual enviou O Amante das Amazonas!

    ResponderExcluir