segunda-feira, 10 de setembro de 2012

LUIZ BACELLAR E AS POÉTICAS DA GERAÇÃO MADRUGADA :SOBRE ODES, SONETOS , RONDÉIS , HAI KAIS E FÁBULAS






A morte do poeta Luiz Bacellar nos obriga a uma reflexão sobre o papel da geração Madrugada. Movimento cultural único na história mundial, mas com algumas contradições estéticas que precisam ser esclarecidas, entendidas e superadas!
Jorge T
ufic é o poeta que propôs uma Poética (teoria) e uma práxis poética: unir forma, conteúdo e linguagem amazônica no poema: isto é: a forma do mito da literatura oral, uma temática e uma visão de mundo Amazônica e uma linguagem expressiva das metamorfoses, antropomorfizações e zoomorfizações da fábula, tempo analógico ao contrário da lógica e outras características da literatura oral. Seus livros comprovam esta unidade entre a poética e o poema!
Luiz Bacellar usou formas fixas de outros continentes , como a ode grega, o soneto e o  rondel ibérico-europeu e o haikai asiático.Sua temática e sua visão de mundo eram Amazônicas, caboclas.Sua linguagem era plástica! Uniu forma européia com conteúdo amazônico!
Era o mais democrata e simples monarquista-aristocrata que conheci. Morava em um quarto com uma rede, um ventilador e um aparelho de som, tirante as aranhas que vez em quando o visitavam!
Sua vida não pede um réquiem lacrimejante, falso e superficial!
Pede compreensão e ternura! Sem fetichismo!Sem falsa identidade cultural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário