quinta-feira, 22 de novembro de 2012

II SEMANA LITERÁRIA DE MAPUTO/MOÇAMBIQUE

Agradeço a Eduardo Quive, a Associação dos Escritores Moçambicanos e a revista Literatas pelo convite.






II SEMANA LITERÁRIA DE MAPUTO 2012 | DE 26 A 30 DE NOVEMBRO NO CCBM

DATA: DE 26 A 30 DE NOVEMBRO DE 2012

LOCAL: CENTRO CULTURAL BRASIL-MOÇAMBIQUE
HORÁRIO: Das 17h às 20h
ESCRITORES DE: Angola, Brasil, Moçambique e Portugal
A revista Literatas – Revista de Literatura Moçambicana e Lusófona, propriedade do Movimento Literário Kuphaluxa, anuncia o arranque na II SEMANA LITERÁRIA DE MAPUTO por si organizada com o intuíto de discutir sobre a Literatura Moçambicana e os seus afluentes, fazedores e divulgadores.
No mote desta segunda edição, pretende-se refletir a nossa literatura no contexto regional (Comunidade dos Países da África Austral) e inter-regional através da língua portuguesa, (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
Nessa vertente, escritores e académicos de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, irão encontrar-se em Maputo durante cinco dias para constituir o seu diálogo literário e intercâmbio sobre as literaturas das diversas pontas ligadas por uma cultura que se chama “Lusofonia”.
A SEMANA LITERÁRIA cuja primeira edição realizada em Dezembro de 2011 centrava-se na qualidade e divulgação do livro, este ano vem a debater os espaços politicamente constituídos (SADC/CPLP) como um novo território para a escrita intitulado toda a semana com o lema “AS FALAS DA ESCRITA”.
Por outro lado, durante os cinco dias, serão feitos lançamentos de dois livros um do escritor moçambicano Eduardo Quive, sob o pseudónimo Xiguiana da Luz, com a obra intitulada “Lágrimas da Vida Sorriso da Morte” cuja apresentação estará a cargo de Lázaro Bamo. E ainda do poeta angolano José Luís Mendonça, será lançado o livro “ESSE PAÍS QUE SE CHAMA CORPO DE MULHER” que sai sob a chancela da União dos Escritores Angolanos (UEA).
Mas um dos mais altos pontos da II SEMANA LITERÁRIA DE MAPUTO, será a homenagem à escritora moçambicana Lília Momplé, autora de três importantes obras, nomeadamente, “Ninguém Matou Suhura”, “Os Olhos da Cobra Verde” e “Neihgbours” e que neste ano lhe foi entregue o maior prémio de literatura moçambicana, o Prémio José Craveirinha pela Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB).
Para informações contacte-se
Eduardo Quive: +258 82 27 17 645 ou +258 84 57 78 117 | E-mail: eduardoquive@gmail.com

Para Entrevistas com os escritores participantes da Semana Literária
84 57 78 117 | E-mail: r.literatas@gmail.com

Movimento Literário Kuphaluxa
E-mail: kuphaluxa@gmail.com
Página: http://kuphaluxa.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário