terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

SECRETÁRIO DE CULTURA DO AMAZONAS SUGERE: ESCRITORES SÃO RICOS, BURROS E SEM DOCUMENTOS ! UAU!


Nas reuniões setoriais para "definir a alocação de recursos " , todo ano é definida a mesma coisa e a mesma coisa nunca acontece: 1) a implantação do sistema estadual de cultura está proibida de entrar na pauta ( conselho, fundo, plano decenal e conferências formuladoras e avaliadoras) e 2) a proibição deve-se , sobretudo, porque a implantação do sistema alterará a divisão do sectário e aviltante percentual orçamentário destinado à diversidade cultural, incluíndo as artes: 0,86% do orçamento para a diversidade cultural e 47,3% privatizado, sem licitação , para empresas monolistas do mercado!
Há 6 ações civis públicas por improbidade administrativa, por desrespeito aos princípios da administração pública e por dano ao erário público, ajuizadas pelo MP Estadual, contra o secretário de cultura e seus repasses para a Associação de Amigos da Cultura! A execução orçamentária, segundo o MP, não é apenas ilegal! É descarada!
Ontem , na reunião setorial da Literatura e do Livro, o secretário afirmou o que afirma todo ano : 1) que irá publicar livros , 2) que irá fazer uma biblioteca ambulante (rsss,piada!, Caminhão do Faustão) e 3) e isto é grave: os projetos dos escritores são pessimamente elaborados e faltam documentos, por isto tem reduzido a verba para o segmento. Nenhuma palavra sobre Bolsa de Criação Literária para pesquisa e , claro, criação! Ou seja: todos são bem colocados na vida, possuem outra profissão e não fazem pesquisa!
Esquisito é que ninguém discordou!
Eu discordo: as verbas para os escritores diminuíram para aumentar o percentual destinado , sem licitação, para as empresas listadas pelo Ministério Público Estadual!
Incompetente e rico é quem frauda licitação para financiar o mercado!
Este atestado de incompetência eu não assino!
E As Bolsas de Trabalho Artístico ? E os ebooks ? E a literatura Virtual ? E os sites e blogs literários ? E o sistema estadual de bibliotecas? E as revistas eletrônicas e de papel ? E as coedições para circulação nacional ? E as bibliotecas comunitárias ? E os Clubes Comunitários de Leitura em associações de moradores , igrejas, sindicatos etc ?
Já sei: eu que não presto ! Uau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário