segunda-feira, 15 de julho de 2013

OS ESCRITORES E A CONFERÊNCIA DE CULTURA DE MANAUS!




A CONFERÊNCIA DE CULTURA DE MANAUS ELEGEU 11 DELEGADOS PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA .
CASO A SECRETARIA ESTADUAL SE OMITA , O MINISTÉRIO DA CULTURA GARANTIU QUE REALIZARÁ A CONFERÊNCIA DE CULTURA DO AMAZONAS E DISPONIBILIZARÁ PASSAGENS E HOSPEDAGENS PARA OS DELEGADOS DO AMAZONAS PARTICIPAREM DA III CONFERÊNCIA NACIONAL.

                                            


**********************************
Como delegados municipais de cultura de Manaus eleitos para a Conferência Estadual do Amazonas, vamos qualificar o debate na Conferência Estadual.
Devemos priorizar a consolidação do Sistema Nacional de Cultura e os debates que tematizarão a Amazônia na Conferência Nacional: Custo Amazônia , Valor Amazônia, Selo Amazônia, Microprojetos Amazônia Legal e Programa Cultura VIva para as Culturas Étnicas e Povos Tradicionais.

No Brasil, não é justo o mercado privatizar as renúncias fiscais, dinheiro público administrado por empresas, com a média de 5% dos proponentes , especialmente empresas cinematográficas, editoriais e fonográficas, captando 80% das renúncias nos últimos 25 anos.
Nem é justo a não implantação do sistema estadual de cultura possibilitar à indústria cultural amazonense privatizar 60% dos orçamentos públicos de cultura , sem licitação, e deixar apenas 1% para a diversidade cultural, incluindo as artes , as culturas étnicas , as tradições populares, a manutenção de direitos civis ( crianças e adolescentes, mulheres, gêneros) , defesa do patrimônio cultural e financiamento da criação.

Nas Conferências Nacionais de Cultura de 2005 e 2009 atuei como escritor e como professor da Universidade Federal do Amazonas.

Mas somos, sobretudo, representantes dos movimentos da Diversidade Cultural !
E vamos defendê-la !

Um comentário: