sexta-feira, 15 de julho de 2016

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LITERATURA NEGRA IBERO-AMERICANA / 2016

Refletir sobre a representação do negro na literatura,  sobre a contribuição da literatura negra para a identidade ibero-americana e sobre a diversidade cultural latino-americana.
São estes os objetivos do III Simpósio Internacional de Literatura Negra Ibero-Americana/ 2016. Neste ano, o encontro será em Curitiba, no Brasil, de 8 a 11 de novembro e terá como local o Campus da Universidade Federal do Paraná.
Sou daqueles que reconhecem que a dimensão étnico-cultural pode influir no conteúdo ( tema e  visão de mundo), no material (língua-linguagem)  e na escolha da correspondente e adequada forma de expressão literária  ( ficção - poesia- ensaio- relato- representação ) . Mas acredito que para sermos leais aos fundamentos da literatura devemos partir do estilo e, neste caso de identidade, do Barroco.
Foi o Barroco épico o primeiro estilo a criar uma identidade literária latino-americana popular, anticolonial, antiescravagista, anticlerical , antimonárquica, antitética e pluriétnica. A antítese como figura de construção literária e de contestação da tese colonial, clerical e escravista. Conteúdo-forma-estilo encaixados.
A presença  do épico-satírico barroco  foi continental, mas , no Brasil, este estilo teve como pioneiro o poeta baiano Gregório de Mattos Guerra. Ele transformou em estética literária, usando sobretudo a antítese como figura de construção e contestação,  a ideologia das revoltas indígenas, das comunidades quilombolas dos afrodescendentes rebelados  e dos primeiros movimentos nativistas do século XVII.
Retomando o tema do III Simpósio: Colocar o especificamente literário na frente do debate. De outro modo, o debate deixa de ser artístico, estético, e passa a ser científico, antropológico, suponho.
Grato pelo convite.
José Ribamar Mitoso

2 comentários: