Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ASSOCIAÇÃO ESPANHOLA DE AUTORES DE TEATRO CONVIDA: CURSO DE DRAMATURGIA 2015!



 A Associação de Autores de  Teatro da Espanha , em colaboração com a Universidade de Alcalá, convida dramaturgos da América Latina para cursos de Pós-Graduação em Escritura Dramática. Os cursos podem ser presencial  ou a distância . Os vários cursos estão divididos em períodos que vão de outubro de 2015 a junho de 2016. Dez por cento de desconto para associados da Associação de Autores de Teatro da Espanha!
Inscrições: http://www.aat.es/elkioscoteatral/master-en-escritura-dramatica-aat-uah-curso-2015-2016/

LITERATURA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: XIº CONGRESSO INTERNACIONAL_ CHILE/2015





Recebi o honroso convite, mas infelizmente não pude comparecer  ao XI° Congresso Internacional Literatura, Memória e Imaginação da América Latina e Caribe. O congresso ocorreu nos dias 7,8 e 9 deste outubro no Campus Isla Teja da Universidade Austral, na cidade de Valdívia, no  Chile, embora seja uma iniciativa partilhada com o Centro de Investigação sobre a América Latina e Caribe da Universidade Autónoma do México. Na ocasião, também ocorreu o IIº Colóquio sobre Literaturas Indígenas. Lamento não ter podido comparecer devido compromissos profissionais na Universidade Federal do Amazonas, mas recebi os Anais e faço o registro: Quais as estéticas e quais os conteúdos-formas da literatura da América Latina e Caribe neste início do século XXI? 


sábado, 10 de outubro de 2015

FESTIVAL LITERATAS/ 2015: O MOVIMENTO LITERÁRIO MOÇAMBICANO E A LITERATURA PAN-AMAZÔNICA !


Recebi com muita honra o convite do  movimento literário Kuphaluxa e do Conselho Municipal de Cultura da Matola, para participar do LITERATAS / 2015:  I Festival Literário da capital da província de Maputo, em Moçambique. O Movimento Kuphaluxa e a Associação Nacional de Escritores Moçambicanos são muito atuantes   e editam a Revista Moçambicana e Lusófona de Letras. O movimento cultural e literário da Pan-Amazônia tem uma relação de identidade com os movimentos culturais do Pan-Africanismo. Os Fóruns Sociais da Pan-Amazônia e da África querem um mundo mais justo, fraterno, calmo e pacífico. 
Vida longa ao LITERATAS! 

terça-feira, 6 de outubro de 2015

III CONCURSO LATINO-AMERICANO DE CONTOS " EL FUTURO EN NUESTRAS MANOS " 2015



ATENÇÃO ESCOLAS DA PAN-AMAZÔNIA!
INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE OUTUBRO DE 2015.    
Depois do sucesso das convocatórias anteriores, FUNDAÇÃO MAPFRE continua com este já popular concurso de contos, no qual as crianças de educação primária e secundária contam em primeira pessoa como constroem um futuro melhor. Através deste formato literário queremos que compartilhem suas experiências, relatem sua contribuição para a sociedade e se convertam num exemplo inspirador para muitas outras crianças.
A participação, que se estende até o próximo 31 de outubro, está aberta àqueles alunos de colégios públicos, concertados ou privados pertencentes a 18 países da geografia latino-americana. Além dos prêmios absolutos para cada nível educacional (primária e secundária), premiar-se-ão os 17 melhores trabalhos de cada um dos países restantes para cada um dos níveis. Do mesmo modo, se reconhecerá também o trabalho dos tutores e professores, assim como os centros educacionais aos que pertençam.
A inscrição do concurso se realiza através da página da web
http://elfuturoennuestrasmanos.fundacionmapfre.org, onde também se pode ter acesso às bases do certame e toda a informação relativa ao mesmo.
 Nesta mesma plataforma se realizará a votação popular que decidirá os primeiros selecionados.
QUEM CONTA UM CONTO GANHA UM PONTO!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

RIO NEGRO / MANAUS / AMAZONAS: O RIO DA CURA!







Eu e a flautista erudita-popular Josephina Carneiro curando-nos no meio da magia das águas terapêuticas da baia do Rio Negro. A companhia do médico cirurgião-otorrino Eduardo Abram Kauffman, meu amigo e meu colega professor da Universidade Federal, e a companhia da diretora/produtora de TV e Cinema, Fátima Santágata, completaram a energia da fraternidade necessária para a vida prosseguir. O Rio Negro cura as mazelas energéticas do corpo e as mazelas  da mente pressionada pela civilização urbano-industrial. Segundo o poeta Marco Gomes, com sua  linguagem satírica,  as águas do Rio Negro curam até mesmo desejos irrealizados dos transtornos sexuais  obsessivos - compulsivos de maníacos lutadores de sumô, punheteiros  das  academias imaginárias situadas na confluência do Rio Tapajós com o Baixo Amazonas. Bela imagem poética! Sem parnasianas associações entre cor negra e pecado ou alvura e pureza.  Banhar-se no Rio Negro é entrar na história geológica do período Terciário da terra! Possui baixo PH e por isso os insetos quase não se proliferam. Sua velocidade é de 2 a 3 km/h. Temperatura: 25 a 26 ° C. Densidade: Menor. 


FOTO: FÁTIMA SANTÁGATA