quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PORONOMINARE: TEATRO DO INDÍGENA NA CIDADE E NO PRESENTE

Em 31 de dezembro de 1996, o Teatro Amazonas fez 100 anos. Na ocasião, a Fundação Nacional de Artes, do Ministério da Cultura, abriu edital público com o objetivo de selecionar cinco grupos de teatro para celebrar o evento. Entre os cinco selecionados estava PORONOMINARE.
Este texto, tratando de um herói cômico do Rio Negro, herói que trazia os novos valores, era um texto inaugural do ponto de vista da dramaturgia universal. Foi o primeiro texto dramatúrgico e cênico a tratar da questão dos povos indígenas na cidade e no presente.
Antes dele, seguindo uma tradição que começou no século XVI, com padre José de Anchieta, os povos indígenas sempre foram tratados na floresta e no passado. Toda a tradição de encenação do lendário e da épica indígena, incluíndo O Guarani, de José de Alencar,foi sendo construída nesta perspectiva. A fórmula sempre foi teatro grego como fôrma para a temática indígena.
Somente no final do século XX, com Poronominari, esta tradição foi rompida ou renovada.
Em primeiro lugar, do ponto de vista formal, Poronominari , como arte cênica, associava teatro grego com ritual indígena. Junto com a movimentação de atores, particular do teatro grego, foi associado o canto, a dança, a marcação de pé e sagração ritualística dos povos indígenas.
Em segundo lugar, o ambiente e o tempo da ação foram modificados. O ambiente deixou de ser a floresta e passou a ser a cidade , onde, hoje, habitam 52% da população indígena. O tempo deixou de ser o passado imemorial e passou a ser o presente das lutas por cidadania urbana, sem perder a identidade tradicional.
Pela primeira vez , na história da arte brasileira, os indígenas ganharam cidadania urbana e visibilidade estética.
Este é o papel de Poronominari dentro da história da arte universal. O texto de minha autoria foi encenado pelo grupo Pombal Artes espaço alternativo e marcou a renovação do teatro universal, pois vários povos indígenas urbanos, de várias partes do mundo, já utilizam nossa estética cênica e dramatúrgica.
Como disse o arquiteto Oscar Niemayer sobre estética: " Em uma obra de arte, não importa se o público entendeu ou não entendeu. Importa se já viu algo igual antes ou não." Poronominari é inaugural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário