segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CRAVO VERMELHO

Roberto, o Cravo,o Vermelho, possui as características de uma personagem-persona que todo escritor sonha em conhecer,embora saiba o quanto é difícil descrever,escrever.
Não é fácil descrevê-lo como uma caricatura,simplificação banal de defeitos ou virtudes de alguém. Redução naturalista e simplista.Também não é fácil ambientá-lo, como uma personagem-tipo, um tropo ou um tropeiro, ou um sertanejo, ou um caboclo, ou uma vendedora de acarajé no pelourinho ou mesmo uma tacacazeira das praças urbanas da Amazônia.Roberto não é uma caricatura, nem um tipo. Roberto é um indivíduo, embora quase inverossímel, sem ser exótico.
Filho de uma mistura de negros, indígenas e portugueses, é um mulato, quase negro. É também artista plástico, professor de entalhe em madeira Amazônica,comunista, homossexual e maconheiro,embora sua guerreira genitora não o reconheça pelas três primeiras características. As duas últimas, em uma redução caricatural, são as que valem.
Claro que por não ser escritora pós-moderna, a percepção maternal se evidência. Embora naturalista, não deixa , porém, de ser mais irônica e ampla do que a descrição policial, ou provinciana, ou cronística, ou religiosa ou mesmo tipológica.
Isto, na verdade, pouco importava para ele , para seus amigos e mesmo para Manaus, cidade onde a fofoca possui estatuto epistemológico superior à arte, à ciência, à filosofia, aos mitos e superior mesmo ao jesuitismo salesiano da Santa Inquisição. Tornava-se um problema apenas quando alguém procurava o Roberto Cravo em sua casa.
- Cravo, Cravo, alguém gritava.
- Roberto, Roberto, acorda, dizia ela, tem algum amigo viado te chamando...
- Mamãe é o poeta, ele não é viado, não...
- Mas mesmo assim acorda, pois então tem aí um maconheiro te chamando...
- Mamãe...
- Não quero saber..
- A senhora não acha que pode ser um comunista , um artista plástico ou um negro macumbeiro?
A resposta dependia do dia e do humor desta honrada matriarca trabalhadora.
O poeta não é negro, nem artista plástico, nem possui um santo de cabeça. É anarquista , fastiano, botafoguense e corintiano. E me contou a história rindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário