sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

INTERLETRAS ELETRÔNICAS - ANUÁRIO AMAZONENSE DE LETRAS

Através de uma revista eletrônica, a Universidade Federal do Amazonas criou um espaço para divulgar a produção acadêmica de seus mestres e doutores em letras. Dentro do site oficial www.ufam.edu.gov.br, a instituição hospeda a revista Interletras Eletrônica, com dissertações e teses criadas em seus cursos de pós-graduação.
Entre vários trabalhos, a Interletras Eletrônica divulga minha Dissertação de Mestrado com o título Narrativas Nativas: O Conto Oral do Rio Negro e o Conto Artístico no Amazonas.
Agradeço a divulgação e recomendo a leitura da Interletras Eletrônica aos leitores deste blog da literatura pan-amazônica.
Embora alguns trabalhos divulgados tragam a marca da "psicopatologia da dependência mental aos modelos estruturalistas europeus", que destroça a literatura amazônica a partir de métodos forjados longe do objeto,creio que há também a tentativa de criar um método nascido do próprio objeto. Um referencial teórico-metodológico que não seja estranho ao objeto, mas que seja parte dele.
De qualquer modo, a idéia de Universitas quer dizer de todos, plural. E isto a revista Interletras Eletrônica é: Plural. Em alguns trabalhos há um esforço para entender que o universal é plural e ,segundo Tinhorão, " é o regional de alguém que vendeu para todo mundo".Isto em filosofia, em ciência mas sobretudo nas artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário