quinta-feira, 26 de maio de 2011

PRÊMIOS NACIONAIS DE LITERATURA CIDADE DE BOGOTÁ 2011

Prêmios Nacionais de Literatura cidade de Bogotá 2011

29/03/2011

75 milhões de pesos para fomentar e fortalecer a criação literária, motivar o talento nacional e visibilizar obras de boa qualidade destinaram a Secretaria de Cultura, Recreação e Esporte e o Instituto Distrital das Artes, no marco das convocações da Prefeitura Maior, Bogotá tem talento.

--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------





As convocações no área de Literatura incluem para este ano os Prêmios Nacionais de Literatura e Conto e como novidade o primeiro Prêmio Nacional de Literatura Infantil Cidade de Bogotá, nos que poderão participar pessoas naturais maiores de idade, nacionais ou estrangeiros residentes em Colômbia que credenciem um mínimo de cinco (5) anos de residência no país, e Colombianos maiores de idade, residentes fora do país.

No concurso Nacional de Conto alguns dos requisitos são que a obra seja inédita em sua totalidade, de tema livre e estar integrada por um número não inferior a nove contos e não superior a quinze contos com um mínimo de sessenta e um máximo de cento trinta páginas. Os contos devem ser escritos por um só autor, não ter sido premiados nem obtido menções em outros concursos, nem estar participando em outras convocações.

Os interessados em participar no Prêmio Nacional de Poesia devem ter em conta que a obra seja inédita em sua totalidade, de tema livre e estar integrada por um número não inferior a vinte e cinco poemas e não superior a cinquenta. Os poemas devem ser escritos por um só autor, não ter sido premiados, nem obtido menções em outros concursos nem estar participando em outras convocações.

No Prêmio Nacional de Literatura infantil se receberão obras em qualquer gênero, exceto ensaios ou textos informativos, que sejam inéditas em sua totalidade e estar dirigidas ao público infantil. Não há limite de páginas. Se receberão obras constituídas por um texto, um texto com ilustrações, ou um relato ilustrado sem texto; em todos os casos é válida a participação de um a dois autores (escritor, ilustrador). As obras e/ou ilustrações não devem ter sido premiadas nem ter obtido menções em outros concursos, nem estar participando em outras convocações, nem ter compromisso com nenhum editor.

Os Prêmios Nacionais de Literatura, contam já com uma longa tradição e são a nível nacional, um dos estímulos à criação de maior prestígio e antigüidade. Os prêmios para cada um dos autores ganhadores incluem a soma de 25 milhões de pesos, o maior reconhecimento econômico dos concursos colombianos e uma primeira edição de mil exemplares.

Alguns ganhadores dos Prêmios Nacionais de Literatura Cidade de Bogotá em anos anteriores, que demonstram que estas iniciativas da Prefeitura Maior de Bogotá são um semillero de futuros talentos, foram Alonso Sánchez Baute, Prêmio Nacional de Novela Cidade de Bogotá 2002 com Ao diabo a maldita primavera e Nahum Montt, Prêmio Nacional de Novela em 2004 com O Eskimal e a Borboleta, entre muitos outros.

Para ter em conta
Todas as propostas dos Prêmios Nacionais de Literatura Cidade de Bogotá 2011 se receberão do 25 ao 27 de abril de 2011 na sede do Instituto Distrital das Artes Cale 8#8-52. Os ganhadores se conhecerão o 27 de junho de 2011

. As bases e requisitos das convocações de Literatura de Bogotá tem talento se podem conferir no Portal da Secretaria de Cultura.



--------------------------------------------------------------------------------


Fonte: Secretaría Distrital de Cultura, Recreación y Deporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário