terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

COBIJA: A LITERATURA LATINO-AMERICANA E O VI FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO

A literatura latino-americana possui três características que transpassam todos os países ou nacionalidades.
A primeira característica foi seu papel de "ciência social" durante os séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. A literatura, especialmente a prosa de ficção , serviu como instrumento de interpretação da realidade , pelo ângulo que fosse: colonizador ou libertador. E isto, mesmo a literatura libertária, seguindo a tradição européia de estilos. Começando no classicismo, passando pelo barroco, pelo arcadismo, pelo romantismo, pelo parnaso-simbolismo e pelo naturalismo-realismo. No fundo, verdadeiras transplantações das "fôrmas" estilísticas européias pelas colônias, mesmo com o conteúdo dito nativista, como nas tradições da prosa romântica.
A segunda característica, e isto foi brilhantemente tratado no livro Democracia e Literatura na América Latina, do cubano Alejo Carpentier, a segunda característica foi seu papel de definidora das "identidades nacionais" na América. Isto incluiu, em cada país ou nação, a tentativa de ressaltar tradições culturais próprias, específicas, da produção à expressão estético-cultural, da comida à roupa, do saber ao fazer.
A terceira característica , que , digamos assim, explodiu no século XX, foi a da ruptura com as formas literárias (conto, romance, novela ) e com os estilos literários ( já mencionados acima) da tradição européia. Isto incluiu a recuperação das "fôrmas" e das linguagens expressivas da tradição oral dos povos nativos da America.
Entenda-se como fôrmas da tradição oral, a fábula, a lenda, o conto, o causo popular , entre outras. Entenda-se, como linguagens expressivas, as técnicas do mito, como a sintaxe analógica e não-causal, as metáforas vegetais , aquosas, mágicas e , por vezes, alucinógenas, além das metamorfoses , especialmente as antropomorfizações e zoomorfizações.
No teatro, a "fôrma" cênica grega foi substituída pelo ritual do falar,cantar, dançar, tocar e sagrar, tudo junto e ao mesmo tempo, das tradições ameríndias. A dramaturgia colonial européia, baseada no silogismo dedutivo aristotélico, com diálogos-discursos, foi ultrapassada pela fala sintética e poética da linguagem da literatura oral.
Estas três características básicas perpassam todas as literaturas, ditas nacionais, nos países da América-latina.
A Bolívia, como não poderia deixar de ser, está dentro desta tradição.


***********************


A obra do escritor Carlos Saavedra Perez revela isto. Tematizando o Departamento de Pando, onde está Cobija, sede do próximo Fórum Social Pan-Amazônico, a obra do escritor pode ser observada pela ótica desta pequena teoria da literatura latino-americana.
Estou conhecendo a obra agora, interessado por tudo que é de Cobija. Estou começando a lê-la.
1. Tradiciones, Relatos e Leyendas del Departamento Pando -
2. Pando: Es Último Paraiso,
3. Pando, Mi Tierra e Mi Gente,
4. Los Senores del Gran Poder
5. Patrimonio Histórico e Cultural de Cobija











Nenhum comentário:

Postar um comentário