sábado, 21 de julho de 2012

II POLIENAL E OS ARTISTAS INDEPENDENTES NO AMAZONAS

                                                 LITERATURA
                                                            
                                       


                                                      MÚSICA

                            
                                            
                    
                               


                                                 
                                                 DESIGN

                       
                                                 
                                             
                                                  TEATRO

                  
                                                          

                                                       DANÇA
                              
                                                

                                                VIDEOMAKER

                              

                                              
Apesar dos pesares e dos riscos, das ameaças e das controvérsias, das tentativas de boicote e sabotagem , é inegável que não existe arte a favor, comportada, alienada, conivente, cúmplice, hipócrita, corrupta, não-libertária. Ou é reveladora do real ou não é arte. Não existe arte na superfície, no secundário, no aparente.
Na verdade, não existe arte. Existe a literatura, o teatro, a dança, o vídeo-cinema, a música, a pintura, a escultura, a instalação, o design, a publicidade, o grafite. O que faz tudo isso poder ser chamado de arte?
Antes de tudo, a arte surgiu para ser uma forma de consciência diferente do mito, da religião, da filosofia, da ciência, do senso comum e, ao mesmo tempo, incluir tudo isso na sua reflexão particular. Arte é impressão e expressão, teoria e prática.
Quando a arte serve ao poder , sim senhor, vira artifício, é quando a vida vai para um lado e a obra para o outro: isto é: deixa de sê-lo.
 Quando o artista concorda com o real estabelecido, quando este é favorável as suas condições de vida e trabalho, ele deve buscar outro tema, em outro lugar. Desculpem , mas existem outras formas de consciência que podem apoiar certas formas democráticas de realidade. Mas a arte é a última fronteira do raciocínio crítico, o que não impede o artista de manifestar-se favorável a certas conjunturas...
Mas arte não, se me faço entender...
Esta seman, publicarei o balanço completo da II POLIENAL, que deixou de ser o novo movimento independente da literatura e passou a ser também da música, do vídeo, da dança, do teatro, do design, da arte visual.
De novo, é o movimento inaugural da vez: é a primeira forma de organização dos criadores da sociedade civil contra os eventos do mercado.
Não que nossa posição seja igual a deles , que só podem existir sem a nossa existência. Não precisamos que eles não existam para nós existirmos.
Não somos competitivos. Somos cooperativos. E isto não é apenas uma nova foma de organização, mas uma nova forma de viver.
Sim, o Estado moderno, capitralista ou socialista, deve dar infraestrutura e condições de vida e trabalho para todos, incluíndo os artistas.
Mas o Estado não deve criar arte, eleger seus artistas e seus estilos autorizados. É autoritarismo, nazismo, facismo, stalinismo, neoliberalismo...
Não precisamos disto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário