sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PEDRO CÉSAR RIBEIRO CANTA PARA O VI FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO



                                                                                                                                   

TEXTO:
Rosângela Alanís e José Ribamar Mitoso

No próximo dia 11 de agosto (sábado), às 20 horas, o cantor e compositor parintinense Pedro Cesar Ribeiro apresenta o show "Causos e Canções" no auditório do ICBEU (Av. Joaquim Nabuco, 1286 - Centro). O espetáculo é uma promoção do Comitê Amazonas da sexta edição do Fórum Mundial Social Pan-Amazônico (VI FSPA), com o objetivo de arrecadar recursos para viabilizar a viagem da delegação do Amazonas, no mês de dezembro, para Cobija, na Bolívia, onde ocorrerá o evento.
Pedro Cesar Ribeiro ou Pedrinho Ribeiro é conhecido no meio artístico, esteve no V FSPA realizado, em Santarém (PA), em 2010, e cumpre o compromisso firmado naquela cidade com os  militantes culturais da Pan-Amazônia de que contribuiria com a construção da edição do FSPA deste ano, que entre outros temas, contará com debates sobre o eixo Comunicação, Cultura, Educação e Arte.
Em “Causos e Canções”, além da performance musical, Pedro Cesar apresenta a literatura oral dos beiradões Amazônicos. O repertório musical inclui clássicos da MPB e composições autorais e de outros artistas regionais, e é intercalado com os “causos” contados pelo artista, que além de músico é um exímio contador de histórias, reproduzindo situações engraçadas vivenciadas por ele no interior da Amazônia.
Entre as canções da MPB destacam-se: “A Banca do Distinto” (Billy Blanco/Dolores Duran), “Levanta Poeira” (Gonzaguinha), “As Rosas Não Falam” e “O Mundo É Um Moinho” (Cartola), “Disparada” (Geraldo Vandré/Theo Barros), “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (Glauber Rocha/Sérgio Ricardo). “Pauapixuna” (Paulo André/Ruy Barata), “Navio Gaiola” (Sebastião Tapajós/Antônio Carlos Maranhão), “Igarapé dos Currais”, “Bossa Pávula” e “Pescador de Fonte Boa” (Pedro Cesar Ribeiro) integram a seleção de músicas regionais a serem apresentadas no show, e que fazem parte do novo CD que será lançado pelo artista em setembro.
   
Trajetória
Com atuação marcante no movimento cultural na região Amazônica, Pedro Cesar Ribeiro iniciou sua carreira profissional no início da década de 70, em Belém do Pará. Na década de 80, atuou em Manaus, passando por outras cidades brasileiras, seguindo, depois, para a Europa e Estados Unidos.
Participou do movimento musical que se caracterizou pelo resgate da cultura amazônica, ao lado de outros artistas do norte do país. Gravou o disco “Marujada”, juntamente com Paulo André Barata e Ruy Barata, em 1979. Em 1981, produziu o musical “Ópera Cabocla” em Parintins, também apresentado no Teatro Amazonas e em outras cidades relevantes da Região Norte.
Atualmente tem se apresentado em vários espaços culturais da cidade e trabalha na finalização do seuúltimo CD intitulado “Igarapé dos Currais”.


Sobre o VI FPA
O VI Fórum Social Pan-Amazônico será realizado na cidade de Cobija, na Bolívia, no final de 2012. Esse Fórum é oriundo do Fórum Social Mundial (FSM) e os seus principais objetivos são: debater e analisar os temas Pan-Amazônicos, identificar caminhos para a superação do próprio sistema vigente e contribuir na articulação de ações conjuntas.
Espera-se para o evento um público entre 4 e 5 mil pessoas, que contará com atividades autogestionadas que culminem em ações e planos de luta unificados em toda a Pan-Amazônia e conectados com o resto do mundo. 

Outras informações: (92) 8812-2882 / 8837-0313

Nenhum comentário:

Postar um comentário