sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O ESTOURO DA ARTÉRIA DE UM CAVALO HÚNGARO




A doença do mundo, Afetuosos teoremas de Martín,  O caçador de made in's, O dia que comi como o faz um rico, O estouro da artéria de um cavalo húngaro, O gozo sem vida de Joana, Óculos de vô Tico, O tabelião  dela, 439, Vitamina C e O Pintor são os contos que compõem este livro e este ebook.

Thiago R. , o autor, pertence a uma geração de autores Amazônicos que começou a escrever nos anos 2000. Traz consigo, portanto, uma  razoável tradição narrativa Amazônica: a literatura épica que registrou o confronto de raças no século XVII e XVIII, a literatura realista-naturalista que ficcionou a tragédia do confronto de classes nos seringais do século XIX, a literatura modernista  que recuperou a literatura oral dos povos indígenas, o neorealismo com a secura trágica do extrativismo pós- segunda guerra, o realismo-cômico-fantástico  dos anos 70 e o realismo- cômico-fantástico- absurdo-sujo , em primeira pessoa, da minha geração 80/90.

Thiago não se perde nem no fantástico, nem no mágico, nem no maravilhoso das narrativas modernistas , inspiradas na tradição oral. Sua questão é registar o real , mesmo o absurdo, de uma cidade como Manaus,
e com uma precisão  quase matética do professor de equações e números.

É dentro desta história social e estilística da Amazônia que teremos que lê-lo. Não mais como um autor da Amazônia rural e ribeirinha, mas como um louco criativo da sandice de viver numa cidade com o terceiro maior PIB e o vigésimo sétimo IDH entre as capitais brasileiras.
Quem desejar colaborar a melhoria da renda deste inventivo autor, pode encontrar o modo de comprar o ebook  nas revistas que Thiago edita.
revistaclaraboia.blogspot.com.br
cores daacidez.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário