quarta-feira, 9 de setembro de 2009

AGENDA AMAZÔNICA

A Amazônia nunca conviveu bem com a sociedade do lucro. A circulação do capital na Amazônia, sempre concentrou terras, verbas e lucros na mão dos colonizadores. Nestes 500 anos de resistência, a simples existência de sociedades indígenas e quilombolas organizadas sob os princípios da solidariedade e da harmonia com a natureza é um insulto para o capitalismo predador e destruidor do meio ambiente.
Nos últimos 30 anos, após ultrapassarem a fase da luta pela manutenção da sobrevivência física, os povos indígenas e mestiços da amazônia popular passaram a organizar um projeto de desenvolvimento econômico solidário, soberano sobre sua diversidade biológica e de superação das desigualdades sociais e regionais. Neste quadro, surgem também as organizações culturais e artísticas.
As agendas destas organizações culturais estão voltadas para A II Conferência Nacional de Cultura e para a organização da teia Regional Amazônia dos Pontos de Cultura.
Além das conferências estaduais, municipais e intermunicipais para eleição de delegados para a Conferência Nacional, com prazo até novembro, há uma articulação cultural para a realização da Teia Regional Amazônica dos pontos de Cultura nos dias 20,21 e 22 de novembro, deste 2009, em Boa Vista , Roraíma.Será um avanço para mostrar a universalidade da nossa particularidade na pluralidade cultural do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário