A LITERATURA INDÍGENA POR ELIANE POTIGUARA!
LITERATURA INDÍGENA:Instrumento de Conscientização, Força e Libertação.
Texto:Eliane Potiguara (Subsídio para escolas e técnicos)
http://www.elianepotiguara.org.br/
http://fotolog.terra.com.br/elianepotiguara
http://br.groups.yahoo.com/group/literaturaindigena
Avanços na luta do movimento indígena brasileiro têm se dado de forma
concreta. Apesar de algumas dificuldades, e apesar de alguns pontos
isolados como falta de apoio das políticas públicas ainda, a Educação
Indígena _ hoje_ no Brasil já é uma realidade. É uma Educação
diferenciada, onde a cosmologia indígena está ali inserida no seu
sentido mais amplo. Dentro deste aspecto, há de se situar a Literatura
Indígena como um instrumento de conscientização, força e libertação.
Essa Literatura deve ser incentivada através da Educação Indígena, no
dia a dia das escolas, para que os próprios indígenas sejam realmente os
interlocutores de suas culturas, tradições e visões de vida. No
entanto, outro aspecto de fundamental importância há de se considerar. É
a tradicionalidade do discurso oral pelos componentes mais idosos,
idosas e pajés da comunidade que não pode, de forma alguma, ser
ignorado. Na realidade, esse discurso é a base sólida, é a conceituação,
são os princípios primordiais étnicos que fundamentam essa tradição e
que fundamentarão a escrita, a partir de valores lingüísticos próprios
de cada povo indígena.
Diante do mundo moderno e de alguns aspectos
maléficos da neocolonização e globalização, se reforça que é necessário o
registro escrito, realizado pelos próprios indígenas como uma medida de
precaução e cuidado para que o “contar” e historiografia indígenas, não
caiam no domínio público, ou que terceiros ou instituições sejam
beneficiados nos aspectos financeiro, histórico e moral pelos direitos
autorais.
Povos indígenas do mundo inteiro lutam, através dos fóruns
nacionais e internacionais pela conservação da cosmologia, contra
predadores naturais ou impostos, no caso de filosofias burguesas,
religiosas, filosofias de cunho “pátreo-pseudo-moral”, filosofias
coloniais ou imperialistas. O empobrecimento social das etnias também é
um fator que causa a perda dos valores culturais, espirituais, éticos.
Ali as mulheres, as crianças e os velhos e as velhas acabam sendo muito
mais sobrecarregados pelo peso da discriminação social e racial, como é o
caso da situação de fome e suicídio no Mato-Grosso do Sul/Brasil. O
empobrecimento e a destruição das terras indígenas também são fatores de
alto risco. Centenas de exemplos se têm dessa situação.
A
literatura indígena cumpre o papel de resgate, preservação cultural,
fortalecimento das cosmovisões étnicas.O futuro escritor indígena deve
ser já incentivado, na aprendizagem da Educação bilíngüe e Educação em
geral, desde pequeno. O escritor indígena é o futuro antropólogo, aquele
que vê, enxerga e registra. Povos indígenas devem caminhar com seus
próprios pés.
Núcleos de pensadores e escritores devem ser também
incentivados e capacitados dentro das Organizações indígenas, assim como
muitas vezes, falou-se em discutir a questão de gênero, de raça e etnia
nas Assembléias. Os problemas identificados devem ser imediatamente
direcionados para estudos objetivando estratégias, mecanismos que
busquem a solução das dificuldades, dos conflitos e das diferenças.
Quando a rosa desabrocha, as abelhas vêm espontaneamente sugar-lhe o
mel. Deixemos que a rosa de nosso coração, de nossa alma e caráter
desabroche completamente na sociedade brasileira, a partir de um
testemunho de nossa capacidade, auto-gestão, diálogo e ética, para que
essa sociedade desconstrua, rapidamente, o discurso e prática atuais que
causam a exclusão de povos indígenas. Os resultados e o respeito
aparecerão.
Pensadores e escritores indígenas: Contem e criem então!
Texto de Eliane Potiguara (subsídio para escolas e técnicos)
http://www.elianepotiguara.org.br/
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