domingo, 8 de janeiro de 2012

VI FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO - COBIJA/BOLÍVIA - PRIMEIRA REUNIÃO GERAL -AMAZONAS

Em 29 de novembro de 2010, no Pará, a assembléia geral do V Fórum Social Pan-Amazônico, formando um círculo emblemático, aprovou a Carta de Santarém. Nesta carta-manifesto dos movimentos sociais da Pan-Amazônia, entre outras coisas, estava a resolução que solicitava de todos os presentes um compromisso com a realização do VI Fórum Social Pan-Amazônico.
Do Amazonas, estavam presentes os movimentos sociais das áreas sindical, ambiental, cultural, indígena, negro, educacional, feminino, lgbt, comunitário, economia solidária, juventude e das telecomunicações. Eram os mesmos movimentos que, em 2005, organizaram o IV FSPA ,em Manaus. Nesta ocasião, refrescando a memória, foram realizados 58 seminários, 34 oficinas e 9 conferências. Aproximadamente 10 mil pessoas, de todos os países amazônicos, incluindo a Guiana Francesa, participaram deste memorável encontro. Foi a maior de todas as cinco versões dos FSPAs. Como dado emocional, e esta é a principal matéria-prima do escritor, participei como conferencista de uma das nove conferências principais do encontro. Junto com a então secretária de cultura de Milão e consultora da UNESCO, participei da conferência que tratou de Movimentos e Políticas Culturais no Mundo. Inesquecível. Faz parte da memória dos movimentos sociais e ninguém poderá mais de lá retirá-la.
Estes mesmos movimentos sócio-culturais do Amazonas, cumprindo a palavra empenhada em Santarém, já começaram o processo de organização para participar do VI FSPA, em Cobija, na Bolívia.
E a primeira reunião, por uma questão de justiça, não poderia deixar de ser no local que serviu de sede para a comissão organizadora do IV FSPA, em Manaus, em 2005. Assim, está marcada uma reunião preliminar dos movimentos sociais na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Amazonas, o combativo SINTTEL. A data preliminarmente indicada foi dia 11 de janeiro , quarta-feira, 18 horas. Todos os movimentos sociais estão convocados e na segunda-feira circulará um convite com a pauta nas redes sociais dos movimentos.
Para quem conhece a história dos movimentos sociais da Amazônia continental, a escolha de Cobija para sede do VI FSPA é simbólica. Foi lá que ocorreu o último grande massacre das assassinas oligarquias bolivianas contra os movimentos sociais daquele país. Foi uma resposta de latifundiários golpistas contra os movimentos que apoiavam Evo Morales e sua política de nacionalização dos recursos naturais.
Nós iremos para lá em paz. Mas iremos mostrar que os países Pan-Amazônicos, com governos democráticos e populares, não são mais um quintal das políticas autoritárias e das intervenções de rapina, principalmente dos Estados Unidos. Não se trata da velha tática antiimperialista, mas de um movimento de afirmação da democracia, dos direitos humanos, da liberdade de expressão equânime, assim como da luta pela elevação dos indicadores de qualidade de vida e de preservação do meio ambiente( do ambiente inteiro, como diz Leonardo Boff) .

Chegaremos por esta rua,






possivelmente ficaremos hospedados em um destes hotéis,








respeitaremos as regras das autoridades locais,







mas não esqueceremos do sonho libertador de Bolivar,







nem do cupuaçu do Amazonas.





fotos: skyscreapercityforum

Nenhum comentário:

Postar um comentário